Saturday, July 31, 2010

Hong Kong, o paraíso dos mercados

Quando se pensa em Hong Kong, independentemente do impacto causado pelo tamanho, pela beleza natural e pela imponência da construção, pensa-se num imenso centro comercial ao ar livre. E é. Melhor que tudo, é um imenso outlet. Tem o aspecto de uma cidade moderna montada em grandes avenidas que se misturam com ruelas tradicionais, todas elas um amontoado de cartazes chamativos e coloridos. Muita luz e muita cor. As grandes marcas ocupam todos os prédios da zona mais comercial, as filas de espera para entrar sucedem-se, tanto mais que é época de saldos. Não me perdi por aí.
Levava na ideia a procura dos mercados de rua e foi basicamente por onde circulei. Comecei por um local que considerava um must go: Bird Garden, ou mercado das aves. Surpreendeu-me a tranquilidade do local. Ali se vendem gaiolas ornamentadas, aves canoras e comida viva. O mais encantador: a quantidade de pessoas que ali se juntam para passear e mostrar os seus próprios pássaros, pendurando-os em traves colocadas para o efeito, sentando-se depois, tranquilamente, a conversar.

Passamos dali para um outro mercado que é seguramente o paraíso dos aquariofilistas e "lagofilistas"(o nosso caso): fish market. Uma rua inteira em que todas as lojas vendem tudo o que já conhecemos mais os peixes, plantas e corais vivos que só conhecíamos das revistas e que só se dão em climas como o da China. Para quem gosta, é o.bri.ga.tó.ri.o.
Curiosidade: à venda existem arrefecedores de água, ao contrário do que estamos habituados...

Além destes, temos vários mercados de rua, Temple Street Markt, Lady's Market, Flower Market e outros.
Outras visitas, são poucas. Não fui ao Pico Vitória porque estava nublado, além dos constantes alertas nos hotéis sobre a chegada de um tufão tropical que depois, por ali, não passou de uns aguaceiros que bem souberam no calor abrasador. De qualquer modo não havia visibilidade suficiente.
Vi a Symphony of lights Hong Kong, um jogo de luzes oferecido pelos comerciantes aos turistas todas as noites. Bonito mas não espectacular



No comments: